Musicalização no Instituto Pe. João Emílio

No ano de 2019 foi implantado no Instituto Padre João Emílio o projeto ACORDE. Tal projeto atendia crianças que estavam sendo desligadas da instituição, por completarem a idade de 11 anos, prolongando, portanto, o vínculo com a Instituição até a idade de 14 anos. Em 2020, devido à insegurança da pandemia vimos necessidade de interromper tal projeto.

Com o retorno às atividades presenciais no último mês de outubro, e seguindo todos os protocolos recomendados pelas organizações de saúde, entendemos que a ideia de iniciar a musicalização com os alunos a partir do momento que ingressam no Instituto no “Projeto Esperança”, se faz muito importante, pois dessa maneira eles já começam a ter contato com a música desde o início e assim desenvolvem gradativamente o conhecimento com ela. Dessa maneira incluímos no nosso planejamento de atividades a oficina de musicalização no qual serão oferecidos diversos conteúdos a esses alunos, dentre esses citamos as aulas de: flauta, violão, violino, piano, além das aulas de canto.

Na aula de musicalização as crianças aprendem teoria e conceitos básicos. Além disso, esse tipo de ensino é uma maneira de despertar o conhecimento de forma lúdica, além de ajudar no desenvolvimento da concentração. Desse modo, as crianças são estimuladas a desenvolverem um pensamento analítico, não só com a música, mas também em relação ao mundo.

Texto por: Terezinha de Paula



Deixe um Comentário