Inauguração do novo acesso ao Instituto Padre João

Na manhã do último domingo, dia 21 de novembro, o Instituto Padre João Emílio esteve em festa, por conta da inauguração de sua nova entrada. Para marcar e abençoar a ocasião, foi celebrada a Santa Missa com presença dos pais e crianças assistidas, dos funcionários do Instituto e comunidade do entorno.

A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, na Capela Santa Maria Eufrásia, e concelebrada pelo Monsenhor Luiz Carlos, Vigário Geral da Arquidiocese e Vice-Diretor do Instituto, pelo Pe. Liomar Rezende de Moraes, Diretor Tesoureiro e Pe. José Domício Ferreira da Silva. Também as crianças assistidas estiveram presentes enriquecendo a celebração com um coral.

Para o Arcebispo, a satisfação de benzer e abrir o portal de entrada foi grande. “Todo o espaço da frente do Instituto estava sendo reformulado e agora, graças a Deus, essa parte terminamos. Ficou um espaço para estacionamento e outros eventos bastante amplo e belo, e também a porta de entrada muito convidativa. A gente quer agradecer a Deus, neste dia de Cristo Rei do Universo, e abrir essa porta, abrir também simbolicamente”, comentou ele.

Na homilia, Dom Gil explicou como é o reino de Cristo, que é regido por uma única lei, o amor. Recordou com que ele começa aqui, com a pratica das virtudes. Além disso, destacou a importância de sermos gratos pelo batismo, já que ele nos propicia entrarmos no céu como Filhos de Deus.

O Pastor também expressou sua alegria em declarar aberta a porta do Instituto Padre João Emílio, “um lugar que representa todo o serviço de caridade, de solidariedade para com os nossos irmãos mais necessitados”, afirmou ele. Além disso, Dom Gil anunciou o retorno das Missas dominicais na Capela Santa Maria Eufrásia, que fica nas dependências do Instituto. As celebrações retornam no próximo domingo, dia 28 de novembro, às 8h.

Em entrevista, Padre Liomar, que esteve à frente as obras, contou que as mesmas foram iniciadas cerca de dois anos atrás. “Nosso Instituto possuía algumas dificuldades de acesso, nós buscamos solucioná-las através de uma obra que foi realizada desde dezembro de 2019. Hoje com a celebração da Santa Missa e a benção de Dom Gil marcamos assim a inauguração, temos agora a possibilidade de acolher as pessoas, de um estacionamento mais amplo, assim possibilitando o ir e vir com mais tranquilidade”.

Ao final da Missa, o diretor tesoureiro agradeceu a todos que colaboraram com o Instituto, agora oficialmente casa sede do Vicariato da Caridade. Ele explicou que foram enfrentados muitos desafios como dificuldades pandemia e complexidade das questões burocráticas na realização da obra, e que ainda faltam ser finalizados alguns detalhes, contudo o primordial – o acesso seguro de dois veículos, e visibilidade do local – foi concluído com sucesso.

Na sequência, todos foram convidados a se dirigirem ao lado de fora da capela, também chamado de Colina da Caridade para acompanhar a benção e aspersão com água feita pelo Arcebispo e a apresentação especial das crianças. Preparada especialmente por ocasião da Festa de Cristo Rei.

Texto por: Monalisa Lima