Acompanhamento Nutricional

O Instituto Padre João Emílio, preocupado com a saúde, bem estar e desenvolvimento dos alunos, oferece sob a orientação e planejamento de nutricionista, refeições saudáveis e balanceadas às nossas crianças. São elaborados cardápios diversificados e saudáveis que atendem as necessidades das crianças, para que assim haja a ingestão dos nutrientes fundamentais para crescimento e desenvolvimento das mesmas. A rotina da alimentação dos alunos se dá assim que eles chegam na instituição com o café da manhã. Ainda no período da manhã, por volta das 09:00hr é oferecido um lanche, na maioria das vezes uma fruta. E em seguida é oferecido o almoço, às 11:00hr. Todas as refeições são preparadas com muito carinho pela cozinheira e suas auxiliares.

Devido à pandemia da Covid-19 os critérios no preparo e distribuição das refeições se tornaram ainda mais rigorosos, para prevenir a disseminação do vírus, desta forma o Instituto buscou implementar novas rotinas de desinfecção e higienização, tanto das matérias-primas, como de utensílios e equipamentos utilizados para o preparo das refeições, baseado nas “recomendações para a execução do programa nacional de alimentação escolar no retorno presencial às aulas durante a pandemia da Covid-19: educação alimentar e nutricional e segurança dos alimentos”, cartilha elaborada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

As crianças assistidas pela Associação vivem em estado vulnerabilidade social, o que reforça a importância de disponibilizar as principais refeições do dia e compreender como o cuidado e o acompanhamento nutricional se faz importante na vida de cada uma delas e suas famílias. Cientes dessa preocupação, mensalmente, é feito o acompanhamento do desenvolvimento nutricional das crianças através da aferição de peso e altura, a fim de detectar possíveis alterações no desenvolvimento e fazer as devidas intervenções.

A construção de hábitos alimentares saudáveis é um desafio e se dá em razão do trabalho contínuo com os estudantes e seus familiares, mas um trabalho satisfatório e gratificante, especialmente quando, se percebe que para as famílias e os alunos a mudança de hábitos e criação de um estilo de vida mais saudável se tornou um dos pilares importantes para a manutenção da saúde.

Texto por: Alessandra Nascimento